VOCÊ CONHECE CARMEN SANTOS?





Folheando um livro sobre história do cinema, a foto de Carmen Santos não passa despercebida, com seu nome já não acontece o mesmo. Quem foi Carmen Santos?

A primeira vez que a vi foi em um livro: No tempo da manivela, que relata os primórdios do cinema brasileiro. É um livro composto de muitas fotos em pb e poucos textos.

Aquela mulher que parece dizer coisas posando com aquele olhar forte me encantou. Fui procurar, então, quem era aquela tal Carmen. Uma pioneira do cinema brasileiro, atriz, produtora, diretora, roteirista, que não deveria hoje ser somente aquela foto intrigante nas páginas de um livro.


Considerada a mais importante presença feminina no cinema brasileiro nos anos de 1920 e 1930, Carmen Santos era portuguesa, nascida em 8 de junho de 1904, em Vila Flor, Distrito de Bragança. Chegou ao Brasil com oito anos de idade. Sua estréia no cinema foi no filme `Urutau, ou Eterna História`, dirigido pelo americano Willian Jansen, em 1919. Porém, em 1929, quando ela atuou em `Sangue Mineiro`, de Humberto Mauro, sua história no nosso cinema começou.

Em 1933, ela fundou a Brasil Vox Film - rebatizada em 1935 por Brasil Vita Filme – produtora responsável por clássicos do cinema brasileiro, como "Argila", em 1942, último filme do genial cineasta Humberto Mauro. Os recursos para essa empreitada vinha de um patrocínio bem íntimo: do bolso do seu marido, um rico empresário.

Com Humberto Mauro, Carmen Santos fez como atriz e produtora alguns clássicos do cineasta como ´Favela dos Meus Amores´, ´Cidade-Mulher` e `Argila`.

Um de seus projetos mais acalentados levou 10 anos para ser concluído. No filme Inconfidência Mineira, Carmen Santos produziu, escreveu, dirigiu e não poderia interpretar outro personagem que não fosse Bárbara Eliodora - a poetisa esposa de Alvarenga Peixoto, um dos inconfidentes, uma das figuras femininas mais importantes. O filme, entretanto, foi um fracasso e hoje encontra-se desaparecido.
Inconfidência Mineira (1948, Carmen Santos) - acervo fotográfico da Cinemateca Brasileira

Carmen Santos teve morte prematura, aos 48 anos, de câncer, no dia 24 de setembro de 1952. Deixou filmes, uma obra a ser descoberta, além de fotos com olhos que falam.

- `Uruatu, ou Eterna História` (1919), de Willian H. Jansen – atriz;- `Sangue Mineiro`(1929), de Humberto Mauro – atriz; - `Limite’ (1930), de Mário Peixoto – atriz;- `Onde a Terra Acaba` (1933), de Octávio Gabus Mendes – atriz e produtora;- `Favela dos Meus Amores`(1935), de Humberto Mauro – atriz e produtora;- `Cidade-Mulher`(1936), de Humberto Mauro – atriz e produtora;- `Argila`(1942), de Humberto Mauro – atriz e produtora;- `O Malandro e a Grã-fina` (1947), de Luiz de Barros - produtora;- `Inconfidência Mineira`(1948), de Carmen Santos – atriz, produtora, roteirista e diretora;- `Inocência`(1949), de Luiz de Barros e Fernando de Barros - produtora;`O Rei do Samba` (1952), de Luiz de Barros – produtora.


Postagens mais visitadas