Kelzy Ecard é Senhorita Leontina


Esse brevíssimo texto foi publicado depois que assisti à Kelzy Ecard, em 2005,  em sua Leontina que me tocou profundamente. Originalmente o texto foi publicado em uma revista online americana que não mais o deixou disponível depois de alguns anos. Reproduzo aqui a versão em português do texto como registro desse belíssimo espetáculo do nosso teatro e dessa atriz querida e incrível em um de seus primeiros papéis profissionais.






O teatro contemporâneo não abandonou o texto, mas cria novas formas de dramaturgia - adaptações, colagem, escrita coletiva se tornaram características das produções recentes.

Quando uma peça é baseada em um texto literário, corremos o risco de ver literatura no teatro.

Mas isso não acontece no monólogo A Confissão de Leontina, baseado no conto homônimo de Lygia Fagundes Telles. Nesse espetáculo, vemos teatro puro através do poder de uma atriz, e a literatura desaparece conforme a história de Leontina e sua presença tomam forma.

Kelzy Ecard é uma atriz carioca que começou sua carreira trabalhando com o diretor Moacir Chaves e o ator Pedro Paulo Rangel, depois de cursar a Escola de Teatro Martins Pena, no Rio de Janeiro. Kelzy vai de encontro, profundamente, ao que se esconde entre as linhas do texto, dando-nos o que se encontra entre os olhos de Leontina.

A história trata de uma mulher que vem do campo para a cidade grande e é acusada de assassinato. Leontina é inocente embora "responsável" pelo crime. Foge do isolamento e desespero, e encontra seu destino. Se torna vítima e autora de uma tragédia.

Os cenários são simples, mas convenientes para deixar Leontina ser a dona do palco. O vídeo, criado por Geraldo Pereira e Bernardo Mortmer intervém em alguns momentos chave da peça, quando Leontina confessa o crime ou quando, primeiramente, se depara com a cidade. É um recurso muito perigoso para ser usado no teatro, mas está bem feito e não compete com a atriz em cena, mas dá significado à própria interpretação. A direção de Antônio Guedes é certeira, serve ao texto e ao trabalho da atriz.



Mas por que tal risco em representar uma história que foi feita para a leitura, uma obra literária? Por que esse salto no escuro? Kelzy Ecard revela sua motivação:

Encenar este espetáculo vem de uma profunda identificação que eu tive com o universo desta personagem desde a primeira leitura do conto. Minha história em nada lembra a de Leontina, mas toda a minha infância – vivida no interior – foi povoada com as imagens e memórias que ela descreve; é quase como se Leontina e todos os que ela nos apresenta fossem meus conhecidos de longa data e por isso eu tenha por eles tão imenso carinho.
A Leontina de Kelzy e a de Lygia se encontram em uma peça que é simples, porém extremamente forte. Toca por suas razões sinceras. É um momento de alegria e de vida no palco.

A Confissão de Leontina
Texto LYGIA FAGUNDES TELLES
Direção ANTONIO GUEDES
Com KELZY ECARD
Cenário e figurino NEY MADEIRA
Vídeo GERALDO PEREIRA e BERNARDO MORTMER
Iluminação BINHO SCHAEFER
Música PAULA LEAL
Direção de produção DUDU SANDRONI

 Entrevista concedida em 2005 á Andrea Carvalho Stark. 

Postagens mais visitadas