vicente de mello

Vicente de Mello

Três imagens lado a lado, um pedaço de rolo de filme, três fotogramas, um clima de cinema. Cinema atmosférico. Para difundi-las, um cinematografo - aparelho que registra instantâneos em fotogramas. Não é movimento, mas sim a sua ilusão, graças ao que a retina consegue reter. É o olhar que sintetiza.

Em cada imagem, um haikai.

Para se ter um haikai é preciso por a disposição um olhar contemplativo, mais do que os normais mecanismos de leitura. O haikai descreve, há um contraste nas cores, que transformam e representam aspectos do movimento da própria natureza. O homem e sua união com o belo, pois é o olhar novamente que promove a síntese. Precisamos guardar somente o essencial nessa enchente de imagens que nos atropelam.

A série de fotografias de Vicente de Mello traz esse sentido de coisas. São essências, o que resta mas não sobra, o que é necessário sem ser dispensável. De repente, nos surpreendemos, como algo que estava ali mas não vimos. O momento não é eterno, mas na captura de sua imagem essencial, assim torna-se.

O haikai é poesia que surgiu no século XVI, Vicente de Mello em 1967. O haikai surgiu no Japão. Vicente de Mello em São Paulo.

O haikai traz a filosofia e o simbolismo dos mestres Zen-budistas. Vicente de Mello traz uma história de
... ver no curriculo dele... incluir info pontual aqui

O haikai traz imagens poéticas. Vicente de Mello também.

No haikai há certas regras, mas o bom é não segui-las a risca. Poesia de três linhas, 17 silabas. Não é para se ver, é para se perceber.

www.vicentedemello.com

Postagens mais visitadas