as graças




HOJE é dia de Nossa Senhora das Graças. E por um acaso do destino acabei tendo com essa Santa uma relação bem próxima. Avisto sua imagem da minha janela, confesso a ela minhas mágoas, peço certo alívio. Da cozinha, da sala ou do quarto, é só virar o rosto que a vejo no alto da igreja. Passo sempre pela praça onde sua imagem está, um santuário agora reformado com a imagem belíssima. Lugar de devoção onde crianças depositam vasos de flores para a mãezinha que é do céu. Porque nem sempre a mãezinha da terra nos basta... (já nascemos sabendo que as coisas terrenas e concretas não nos bastam).
Apesar de ter sempre uma sensação de que espero por um milagre, por mais que eu me planeje e me esforce racionalmente, nunca fui muito adepta a santos. Mas nunca neguei, pelo menos, a força dessa tradição. Ficava assim, com esse olhar meio social e antropológico, do que regida pela fé... Até que vim parar vizinha a ela.

Essa Nossa Senhora das Graças, também sem planejamentos -, ao menos racionais -, acabou sendo escolhida para a capa da SANTA ART MAGAZINE. E eu testemunhei várias tentativas de capa, nenhuma cabia. Mas quando os olhos afiados do Sergio Mauricio viu como capa a SANTA que Vik Muniz criou para a sede da Casa Davos latinoamerica... sim! Era perfeito. É uma imagem produzida pelo artista, feita a partir do lixo, e restos da obra da Casa. Muniz fez uma imagem de uns 20 metros de extensão com esses elementos em um galpão, depois fotografou do alto. Enfim, como é peculiar em sua obra, Vik Muniz se utilizou dessas coisas que jogamos fora. Mesmo o que parece não ter lugar, nunca perde seu potencial criativo: algo que existe, se (re)cria constantemente.
Santa na capa, foi o moço editor procurar pauta na Livraria da Travessa para o lançamento da SANTA, a art magazine. Havia um único dia disponivel, e seria aquele mesmo, já haviamos ultrapassado todos os prazos. O lançamento tinha que ser em novembro.

Qual o único dia disponível? Dia 27 de novembro, uma quinta-feira. OK, fechado.

Semana passada, me escreve o Sergio: Andrea, tenho que compartilhar uma coisa com você que acabei de saber:quando fui marcar a data de lançamento na Travessa só havia o dia 27/11. Marquei meio ressabiado por saber que quinta é um dia muito disputado. Pois bem hoje de manhã fui a PUC e vi que vai acontecer uma missa para Nsa das Graças dia 27/11 ao meio-dia. Achei incrível. Pesquisando agora no Google descubro que dia 27/11 é o dia dela!!! Pois bem a Santa da capa da Santa é justamente a Nsa das Graças. Não é incrível?

Incrível?! É.

Hoje tem festa na Igreja e missa na pracinha às 18.30. Meia hora depois, o lançamento da SANTA na Travessa. O caminho que leva à Igreja está todo enfeitado com bandeirinhas azuis e brancas - "azul é seu manto, branco é seu véu, mãezinha eu quero te ver lá no céu" - cantam as crianças na festa.

E para mim, que preciso tanto de graças, e que tenho um difícil exercício da própria fé, fiquei tocada com a - pouco provável - coincidência.

Os nomes, não só os santos, trazem sempre forças que nos ultrapassam. Que a força desse nome nos guarde. E nos guie para o caminho do belo que vislumbramos através da arte.
A arte é uma fé também.
Amém.

Santíssima Virgem, eu creio e confesso vossa santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha. Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de mãe de Deus, alcançai-me de vosso amado filho e humildade, a caridade, a obediência, a castidade, a santa pureza de coração, de corpo e espírito a perseverança na prática do bem, uma santa vida e uma boa mortem e a graça...

Postagens mais visitadas