Arte roubada procura por seus donos

Um visitante observa a obra "The Bather" de Courbet na exposição "Looking for Owners: Custody, Research and Restitution of Art Stolen in France During World War II."

O Museu de Israel (www.imjnet.org.il) divulgou em seu site algumas obras que foram confiscadas pelos nazistas e nunca foram revogadas pelos herdeiros de vítimas do holocausto, aos quais as obras pertenciam, depois do fim da Segunda Guerra Mundial. Resultado de um acordo de cooperação entre Israel e França, tais obras estão sendo expostas no Museu de Israel em Jerusalem até 3 de junho, depois segue para Paris entre 24 de junho a 28 de setembro. São duas exposições,uma composta por obras restituídas e outra das "orfãs". Ao todo, são obras de Cézanne, Manet, Degas, Chagall, Delacroix, Egon Schiele, Monet, Alfred Sisley, Max Liebermann, Pieter de Hooch dentre outros.

Mais do que tentativa de restituição de um patrimônio aos herdeiros, a exposição é de um inegável valor histórico. Tais obras, mais do que um valor artístico, representam também a memória das atrocidades que as fizeram "orfãs".

(Fonte da notícia: The New York Times, 20 de fevereiro 2008)

Postagens mais visitadas