HOJE O POETA FERREIRA GULLAR FAZ 80 ANOS




...e eu me lembrei desse poema dele que diz de lembranças imorredouras e indeléveis como é o próprio poema nessa imensa multidão  de versos cujas semânticas  enxergo, mas nem a  Deus confesso.
Mas o poema foi escrito para uma moça russa que quando em Moscou o poeta esteve, se apaixonou por ele e ele teve de ir. ASSIM me disse o próprio que julgando-se  NÃO
merecedor de tal beleza da moça, não queria deixá-la morrer no esquecimento,  sem sua lembrança, e para tanto, sentou e escreveu em algum canto esses versos que seguem aqui. Porque o pior de todo adeus é sempre o esquecimento.  Diz Shakespeare: So long as men can breathe or eyes can see, So long lives this, and this gives life to thee. Assim mesmo  a poesia.



Cantiga para não morrer

Quando você for se embora,
moça branca como a neve,
... me leve.

Se acaso você não possa
me carregar pela mão,
menina branca de neve,
me leve no coração.

Se no coração não possa
por acaso me levar,
moça de sonho e de neve,
me leve no seu lembrar.

E se aí também não possa
por tanta coisa que leve
já viva em seu pensamento,
menina branca de neve,
me leve no esquecimento.





 
poema de ferreira gullar. imagem de postal antigo.

Postagens mais visitadas