TRINTA CONSELHOS PARA UM FACEBOOK FELIZ



SOU UMA verdadeira entusiasta das mídias e redes sociais. Além de viciar (CONFESSO!), ativando nossas químicas cerebrais desconhecidas, são fenômenos absurdos de crescimento e popularidade, e se bem usadas, ajudam muito a promover trabalhos e encontros.

O Orkut foi o primeiro momento dessa era. E eu sou do tempo em que para entrar era preciso um convite de alguém que lá estivesse. Foi assim que entrei, convite de amigo do amigo, uma pessoa que nem conhecia. E assim começou minha relação com centenas de pessoas que nunca vi na vida, mas que se reuniam em comunidades de interesse comum. O Orkut começou essa era de redes sociais e ainda se mantém com fôlego. Mas hoje, perante o Facebook, ficou meio obsoleto, mais popular entre os menores de 18 anos, mais familiar.

Só o Facebook chegou para fazer frente ao Orkut. Por razões que a sociologia não consegue explicar, o Orkut tornou-se território maciço de brasileiros. No Facebook, que já está em português do Brasil, facilmente se encontra amigos e colegas americanos e europeus na rede, ao contrário do que acontecia com o Orkut.

A primeira mudança na vida de um Facebooker, além da curiosidade voyeurística constantemente provocada, é em relação a definição da palavra amizade. “Começar” uma amizade já é algo estranho, porque amizade mesmo não se começa mas surge na história, nos encontros e vivências particulares, entre as pessoas que tem interesses em comum e afetos mútuos.

As amizades nas redes sociais são amizades das redes sociais. Podem sair para a vida fora da caverna cibernética, ou podem ficar por ali mesmo, democráticas. São amizades filtradas mesmo, você responde o que quiser, entra e sai a hora que quiser, geralmente em ocasiões que a cabeça está livre e você está disposto a conversar, a escrever uma besteira boa qualquer, a divulgar uma notícia, a ouvir ou ver algum vídeo, e a saber: Qual é a boa hoje? É recreio. Não dá para se levar muito a sério.

Observando essas minhas relações e as de outras pessoas, pensei em 30 conselhos para o facebooker moderno e descolado. Não são regras de convivência, quem sou eu para estipular coisas assim, mas são observações sobre os relacionamentos construídos na rede, especialmente no Facebook nosso de cada dia, amém.

1. AMIZADES – Não é porque uma pessoa te aceitou como amigo que você vai chamar pra tomar chopinho na sexta-feira seguinte.

2. INTIMIDADES Se você vier a conhecer alguém do seu Facebook pessoalmente, não vá achando que tem intimidade de amizade de infância, mesmo que vocês tenham trocado milhões de links e comentários.

3. DIGA-ME COM QUEM ANDAS, TE DIREI QUEM ÉS -Geralmente jornalistas, publicitários, artistas, escritores tem mais de mil amigos (o limite da página é de 5000), por razões profissionais, muitas vezes. Dificilmente eles vão ficar comentando ou curtindo seus links e notas, excluindo alguns fofos como o Luciano Trigo.

4. ADD Se você conheceu alguém hoje em uma festa, não vá procurar no Facebook e adicionar assim, sem mais nem menos. Geralmente quando se conhece alguém pessoalmente, é meio caminho para trás para uma amizade virtual.

5. DIÁLOGOS VIRTUAIS Se você se irrita quando posta um link para um amigo e alguém que você nunca viu na vida comenta ou curte o seu post, é você que está errado. A rede é aberta, e se você não quiser essa interferência, vá nos itens de privacidade de sua conta e mude a configuração para somente amigos poderem responder ou comentar seus links. Ou mande mensagem.

6. QUERO TER UM MILHÃO DE AMIGOS Quem tem 5000 "amigos", o limite da página, não tem "amigos" mas sim uma grande plateia. O que é bacana também...

7. UM CRITÉRIO Antes de aceitar um convite de alguém desconhecido, veja os amigos em comum. Se for só instituições ou grupos, é provável que essa pessoa tenha pouco a ver com você, e esteja somente em busca de seu ranking de 5 mil amigos.

8. AUTORIA Ao compartilhar um link, vídeo ou qualquer conteúdo postado por outra pessoa, inclua o nome da fonte, se o programa assim não fizer, como é o caso dos vídeos baixados diretamente na página, por exemplo.

9. EMAILS Se você configurar sua conta para enviar por email as notificações, sua vida vai virar um inferno, com milhares de emails chegando todos os dias.

10. SUGESTÃO Nunca sugira amigos para alguém, skip, pule. Se alguém quiser buscar amigos na sua rede, vai lá e seleciona com seu próprio clique.

11. BOAS VINDAS Se alguém lhe disser “bem-vindo”, ou “muito prazer”, quando aceitar seu convite, principalmente se for alguém que você não conheça pessoalmente, responda alguma simpatia também.

12. JOGOS Muita gente não gosta, mas ler na página de feed a atividade de alguém no Farmville não vai causar nenhum prejuízo para sua vida...

13. MARCADORES Se eu não estou numa foto, ou se a mesma não é dedicada a mim, não marque meu perfil.

14. DENÚNCIAS Se alguém se comportar mal, afirmando preconceitos e ofensas ou criando perfil falso de alguém que você conheça e tenha se certificado, denuncie!

15. PRECAUÇÃO Cuidado com o que escreve ou com as fotos que você posta, tudo que vai pro seu mural fica disponível para todos seus amigos a todos da rede, dependendo da sua opção de privacidade. Mas lembre-se, a palavra chave é compartilhar, socializar, se você não quer aparecer, o Facebook não é um bom lugar.

16. LÍNGUA Cuidado com a Língua Portuguesa! Já vi gente boa, atores, escritores e jornalistas, derrapando na norma culta! Ui!

17. RS RS RS Ao fazer um comentário irônico ou humorístico, coloque sempre os marcadores da linguagem da web para indicar isso, “rs rs” – por exemplo. Você pode ser mal interpretado. A linguagem é escrita, sem possibilidade de outros signos da comunicação.

18. NADA A COMENTAR Se você postou algum link e ninguém comentou nada, não se ofenda, a carência é sua, vá procurar uma terapia para trabalhar essa autoestima, ok?

19. EXCLUIR DA LISTA Se você elimina uma pessoa de sua lista e ela te adiciona de novo, ignore de novo, bloqueie, simples assim.... E não entre na neura de que é um psicopata, mas vale a pena bloquear fotos e itens mais recentes da sua página... rs

20. QUAL É A BOA? Se você marcar um encontro pelo Facebook com algum amigo, o que não é aconselhável, compareça, é compromisso. Mas se você está promovendo um evento, não conte com as pessoas que confirmam presença pelo Facebook. Nunca dá certo!

21. CONVITES Se você recebe cerca de 50 convites de amizade por dia, ou 300 solicitações para eventos, não se ache a pessoa mais interessante do mundo.

22. NÚMEROS Se você adiciona uma pessoa com mais de 1000 amigos, ao certo, será aceito. Se é alguém com menos amigos, uns 300, será mais difícil.

23. ADIÇÃO PENDENTE Se alguém não aceitar seu pedido de amizade, você vai continuar recebendo notícia das atividades da pessoa, se não te interessar isso, vá na página de amigos, procure a adição pendente e exclua... só assim.

24. SOU FÃ! Se aquele escritor, ator, cantor, não aceitar seu pedido de amizade, não vá sair por aí rasgando livros ou quebrando CDs. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

25. PÁGINA Se você faz ou vende um produto bacana – faça uma página de fã! Mas tenha certeza do seu business, porque  se você quiser sair depois, ou passar para alguém a gerência da página, caso seja um negócio que não lhe interesse mais, vai ser difícil.

26. CONTAS Associar as contas de youtube e twitter é bem proveitoso. O que você postar no twitter, vira status no Facebook, já os RT e replies não.

27. APLICATIVOS Os aplicativos de citações de Freud, Caio Fernando Abreu, Gabriel Garcia Marques dão aquela palavra certa na hora certa.

28. BRIGAS Se alguém discorda de você, não vá instaurar polêmica, não se questione “a minha opinião é mais importante, como não entendem?”. Melhor é ignorar a discussão. Nada mais brega do que compartilhar briguinhas online via Facebook.

29. CELEBRIDADES Se você é uma celebridade midiática ou artística, cuidado com fotos, notas e links que compartilha. Mesmo com as privacidades corretas na página, pode escapar uma notinha ou uma foto que você não gostaria que aparecesse publicamente. Lembre-se seu amigo tem amigos que tem amigos e assim vai, assim é o espírito “socializador” no Facebook.

30. O MAIS IMPORTANTE: Todos somos “fake” no Facebook, até que se prove o contrário.

Postagens mais visitadas